segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

MEDO - como usá-lo a nosso favor.



No processo de construção de nossas vidas, somos muitas vezes incitados a nos precaver de tudo o que pode dar errado, e como resultado disso, vivemos nossas vidas com medo, em uma eterna angústia sobre o que de pior poderá vir. Assim, nossa reflexão de hoje é:

"Pare de ter medo do que pode dar errado e comece a se empolgar com o que pode dar certo". Tony Robbins.

Primeiramente, deixo claro que não estou propondo que você deve deixar o medo de lado de sua vida e ficar o tempo todo empolgado sem se planejar, se organizar e se preparar. O medo é algo importante para que se possa identificar onde é necessário que nos preparemos. É o medo que lhe da a visão de quais os pontos fracos de suas estratégias, e lhe permite se precaver para todas as situações prováveis

Ou seja, o medo não é o problema, o problema é quando esse medo lhe paralisa, quando ele lhe impede de fazer as coisas que você deseja, quando a visão do que pode dar errado faz com que você não consiga se concentrar em outra coisa.

Nesse momento, deixamos de brilhar, perdemos nossa alegria intrínseca, perdemos a vontade, pois tudo o que se consegue enxergar são as coisas dando errado e, se vai dar tudo errado mesmo, pra que se esforçar tanto?

E sabe qual o resultado disso?

A sua profecia se concretiza, e as coisas dão errado realmente, não porque elas iriam dar, mas porque você não se esforçou para que as coisas fossem diferentes.

Então, diante das ações que você precisa realizar em sua vida, lhe convido a mudar a sua forma de pensar e agir. Ao aparecer uma nova oportunidade, uma nova situação, um novo conflito, inicialmente pare e pense (se possível até sugiro que você escreva):

O que pode dar certo?
O que pode dar errado?
Se der certo, qual o resultado para a minha vida?
Se der errado, qual o resultado para a minha vida?
O que posso fazer para diminuir as chances de dar errado?
Quais ações devo tomar para minimizar os impactos no caso das coisas não saírem como eu imaginei?

Ao responder a essas perguntas você vai perceber algumas coisas importantes: a primeira delas é que, a não ser que você esteja desejando pular de um avião sem paraquedas, ou pular de um penhasco, ou beber veneno pra saber qual é o gosto, não importa quão ruim seja o resultado, sua vida não vai acabar por isso (só por garantia, sugiro que você não faça nenhuma das coisas mencionadas anteriormente, ok?).

A segunda coisa importante, consequência da primeira, é que se sua vida não vai acabar, não importa se você tem 20 ou 80, você terá uma chance de recomeçar e fazer diferente se as coisas não saírem como o esperado.

A terceira coisa alcançada ao se conseguir responder a essas perguntas é a analise do custo de oportunidade, ou seja, vendo os benefícios que vou alcançar se tudo der certo e os malefícios que vou alcançar se tudo der errado, vale a pena me arriscar por esse desejo?

Finalmente, com tudo isso em mente, você toma uma decisão, pesando os riscos e oportunidades e não só evitando os riscos. E mais importante, se ao pesar as oportunidades você perceber que vale o risco, e você já identificou o que pode dar errado, é hora de se entregar ao seu desejo, ou seja, parar de focar e ficar pisando em ovos com medo do que pode dar errado e começar a se empolgar com o que pode dar certo. É visualizar em cada momento de dúvidas aquele ganho que você pode conseguir se tudo der certo, utilizar ele como a fonte de energia para que você tenha a empolgação necessária para realizar o que é necessário.

E sabe o que é mais incrível?

Você fazendo isso as coisas vão começar a efetivamente dar certo, o que vai gerar ainda mais energia para você realizar cada vez mais coisas novas e melhores. E você irá cada vez perceber e interiorizar que "quanto maior o seu nível de energia, mais seu corpo se torna eficiente, sendo que quanto mais eficiente for seu corpo, melhor você se sentirá e, por isso, irá usar mais do seu talento para produzir resultados incomensuráveis".

E esse é um dos motivos de ser tão importante termos objetivos e metas em nossa vida, em nosso trabalho, em nosso dia a dia. Pois cada alcançar de uma meta, cada alcançar de um objetivo é uma fonte de energia para você buscar o próximo. E isso vai lhe colocando nesse círculo virtuoso e encaminhando você, sua vida e todos aqueles que estão ao seu redor para um novo e melhor patamar.

Então para de sonhar com o dia em que Deus irá ouvir suas preces e "comece a viver como se suas orações já tivessem sido ouvidas", faça isso e você perceberá como as coisas começarão a se realizar com mais frequência para você.

Resumindo, acredite em você, foque naquilo que pode dar certo (mas planeje-se), tenha objetivos e metas, viva como se já tivesse alcançado o que você busca e utilize a energia gerada nesse processo para realmente alcançar o que se é almejado.

E como sempre peço, não espere para realizar isso amanhã, comece a buscar essa evolução hoje.

Muita energia e conquistas para você.

Danilo "com a certeza que tudo dará certo" Borges



Nenhum comentário:

Postar um comentário